Meu Trabalho na Internet

email Marketing – o que é, como funciona, e para que serve ?

Conteúdo do Artigo

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias do marketing digital, pois atinge um público mais qualificado.

No entanto, muitas pessoas se sentem receosas de utilizá-lo nos seus negócios por acreditarem que ele não traz resultados realmente vantajosos.

Contudo, esse tipo de pensamento é totalmente errado e sem embasamento algum.

Isto porque, o uso de e-mail é democrático, já que existem mais de 2,6 bilhões de contas criadas em correios eletrônicos.

Por conseguinte, ele realmente se trata de uma estratégia que pode alavancar o seu negócio, potencializando as suas vendas.

Por essa razão, veja abaixo o que é, como funciona e para que serve o e-mail marketing.

O que é?

Como o próprio nome já deixa entender, o e-mail como marketing é uma estratégia que tem como base a comunicação entre uma empresa e os seus clientes ou potenciais clientes.

Portanto, se trata basicamente de fazer uso dessa ferramenta como um canal de marketing direto.

Sendo assim, o objetivo é criar um relacionamento de maneira progressiva e que seja duradouro, gerando mais resultados para o seu negócio.

Para isso, é preciso que sejam seguidas várias regras e normas já preestabelecidas visando que a mensagem chegue direto na caixa de entrada das pessoas.

Aliás, diferente do spam, o e-mail tem o intuito de chegar em quem realmente tem interesse no que você oferece, seja um conteúdo, serviço ou produto.

Então, o primeiro critério para criar campanhas de sucesso com essa ferramenta é conseguir o consentimento do destinatário.

Dessa maneira, é fundamental que você busque formas simples e práticas de captar o e-mail do seu público alvo para que seja possível começar a realizar o disparo das mensagens.

Como funciona o e-mail marketing?

O funcionamento desse tipo de estratégia é bem simples e fácil de compreender.

Isto porque, tudo que você precisa fazer é criar uma lista de contatos para fazer o envio das mensagens, ou seja, será necessário captar o e-mail das pessoas.

O bom é que você pode fazer isso de várias formas, sendo as principais:

Portanto, com uma boa base de contatos, você vai precisar de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, que é basicamente um software que torna a tarefa automatizada.

Hoje existem diversas plataformas que fazem isso, assim vale a pena pesquisar para optar por aquela que seja melhor para o seu negócio.

Por conseguinte, o próximo passo é começar a fazer o disparo das mensagens através dessa plataforma.

No mais, o funcionamento do e-mail como estratégia de marketing tende a respeitar as 4 etapas importantes que estão relacionadas ao funil de vendas, que é o processo de compra de um produto ou serviço.

1 – Atração

Aqui as pessoas não sabem nada sobre o seu negócio, sendo apenas visitantes do seu site.

Isto posto, elas chegam até a sua página na internet através das redes sociais, dos conteúdos que você criou ou até mesmo por meio das mídias pagas.

2 – Conversão

Depois de atraído o usuário, é o momento de convertê-lo em um potencial cliente, ou seja, em um lead.

Inclusive, é nessa parte que você começa a captação de e-mails, que deve ser feita com maestria para que a sua base de contatos seja realmente grande.

3 – Fechamento

O fechamento é o momento em que o lead já conhece seu negócio, pois aqui você já vai ter enviado diversas mensagens direta para a caixa de entrada dele.

Portanto, aos poucos ele se qualifica, tornando-se cada vez mais propenso a tronar-se um cliente realmente efetivo do seu negócio.

4 – Indicação

Seguindo os passos anteriores, após ter feito o fechamento alimentando o lead através do e-mail marketing, esse é o momento que ele deve estar totalmente satisfeito com o seu negócio.

Por consequência, automaticamente ele passa a indicar a sua empresa para outras pessoas.

Aliás, é válido salientar que mesmo após o fechamento e a indicação a estratégia de envio de e-mail ainda deve continuar.

Afinal de contas, fidelizar um cliente é bem mais fácil e mais barato do que conquistar um novo.

Para que serve o e-mail marketing?

O envio do e-mail como uma estratégia de marketing assume diversas funções que são importantes para qualquer negócio. Veja!

Promover conteúdos

Se você tem um blog é bem provável que saiba que o conteúdo é realmente o rei do marketing digital.

Contudo, de nada adianta escrever ótimos artigos se ninguém tiver acesso a eles, não é mesmo?

Assim sendo, uma das principais funcionalidades do e-mail marketing é fazer essa divulgação dos seus conteúdos.

Portanto, você consegue mais acesso ao seu blog, ganhando cada vez mais visibilidade na internet.

Engajar os leads

A partir do momento que uma pessoa decide disponibilizar o seu endereço eletrônico para uma empresa, ela tem o intuito de criar um relacionamento com a marca.

Então, o e-mail acaba sendo uma estratégia que também ajuda no engajamento dos leads.

A partir disso, é possível fazer com que você seja sempre lembrado, aumentado as chances de tornar esses leads verdadeiros clientes do seu negócio.

Nutrição dos leads

Além de engajar, o e-mail marketing permite que você passe a nutrir o seu relacionamento com os leads.

Isto tudo porque, você vai educar os potenciais clientes a estreitar o relacionamento com a sua marca através do envio de mensagens personalizadas no momento certo.

Vender

Por fim, o e-mail também serve especialmente para aumentar as vendas do seu negócio.

Aliás, você já deve ter recebido na sua caixa de entrada promoções ou ofertas exclusivas, certo?

Logo, esse tipo de mensagem enviado para a caixa de entrada das pessoas é uma forma de estimular os contatos a realizarem o fechamento da compra.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é, como funciona e para que serve o e-mail marketing, que tal começar a utilizar essa estratégia para alavancar os seus resultados ? Antes porém, conheça qual ferramenta será necessária para fazer essa estratégia funcionar:

Autoresponder

Para operacionalizar o e-mail Marketing você vai necessitar de uma ferramenta de Autoresponder que seja confiável, pois afinal de contas é nela que você vai guardar os emails de todos seus clientes e futuros clientes, e tem que ser fácil de operacionalizar pois você não tem que perder tempo além do necessário (o objetivo principal da ferramenta tem que ser de te ajudar com o marketing).

O Autoresponder é a ferramenta de automação onde você inclui toda sequência de e-mails que deseja enviar, programa algumas tarefas automatizadas em função das ações (cliques, leituras e etc…) feitas por seus leads.

Existem várias ferramentas no mercado, basta pesquisar no Google por autoresponder e encontrará várias opções. Eu vou indicar a LeadLovers, que é a ferramenta que eu utilizo, pois além de atender plenamente ao que se espera em relação ao e-mail marketing, possui outras funcionalidades incluídas (interação e sequência de mensagens com: Facebook, WhatsApp, Telegram e etc…),  é uma empresa brasileira com suporte feito por brasileiros. Vale a pena conferir, clique na imagem ou no link para saber mais (sem custo adicional nem compromisso).

 

 

Sair da versão mobile